Porcelanato ou cerâmica? Entenda a diferença

Porcelanato ou cerâmica? Entenda a diferença
Porcelanato

Construir ou reformar demanda muitas decisões. Para fazer a melhor escolha e não transformar o sonho em pesadelo, é essencial conhecer as principais diferenças entre todas as opções disponíveis, inclusive quando o assunto é revestimento.

Cada ambiente e estilo de decoração pede um tipo de porcelanato ou cerâmica próprio, que se adapte às suas características. O piso usado no quarto, por exemplo, pode ser mais liso e brilhante, diferente do chão do banheiro, que está frequentemente molhado e não pode ser escorregadio.

Mas afinal, qual a diferença entre porcelanato e cerâmica?

O porcelanato e a cerâmica são semelhantes, o que pode gerar confusão em meio a tantas opções. A principal diferença está na fabricação. A cerâmica é composta por uma mistura de argila e alguns minerais e confere um belíssimo resultado estético. Já o porcelanato é feito de porcelana e outros materiais mais nobres. Além disso, sua temperatura de queima pode chegar a 1.200 ºC, o que lhe confere maior resistência e menor porosidade, ou seja, nível de absorção de água muito baixo.

Um material não sobrepõe o outro, o que deve ser considerado é o ambiente onde cada um será instalado, além do seu objetivo, que pode ser funcional ou decorativo. Confira abaixo as categorias de revestimento e escolha a sua.


Porcelanato Natural

Também conhecido como porcelanato técnico, é a categoria com menos etapas produtivas. Bastante resistente a produtos químicos e ao desgaste, não possui brilho e pode ser aplicado em locais com grande circulação de pessoas, como espaços públicos, comerciais e residenciais.


Hall comercial com porcelanato natural Bianco Natural 84x84.


Porcelanato Esmaltado

Como o próprio nome sugere, possui acabamento superficial em esmalte. Sua superfície pode ser lisa, acetinada e brilhante, com relevo e rústica, oferecendo diversas possibilidades de uso em diferentes áreas. Outra vantagem desse material é sua facilidade de manutenção.

Esse tipo de porcelanato também pode ser encontrado com impressão em qualidade HD, uma versão que valoriza ainda mais o ambiente no qual é aplicado.


Sala de estar decorada com o porcelanato esmaltado HD Marchetaria HD.


Porcelanato Polido

É a versão mais famosa quando o assunto é porcelanato. Possui um brilho único, resultado do polimento e camada protetora que recebe durante sua fabricação. Molhado, ele pode se tornar escorregadio, por isso, seu uso é recomendado apenas para áreas secas da casa, como corredores, salas e quartos.


Sala comercial com piso revestido com porcelanato polido Bianco Polido 74x74.


Porcelanato HD Polido

A versão HD do porcelanato polido recebe acabamento por meio das tecnologias mais avançadas em polimento, o que garante brilho intenso e alta reflexividade. Sua aplicação agrega muita classe e beleza aos ambientes, além de possibilitar infinitas possibilidades de reprodução de pedras naturais e madeiras, devido à sua tecnologia de impressão em alta definição.


Quarto com piso revestido em porcelanato HD polido Organic Natural HD Polido 16,5 x 101.


Porcelanato HD Cristallo

Possui características técnicas desenvolvidas para atender os mais exigentes padrões. Os porcelanatos da linha Cristallo simulam em sua superfície o que a ação do tempo faz com pedras encontradas na natureza. Um leve polimento em seu acabamento superficial dá brilho à algumas partes do porcelanato. Esses produtos são ideais para ambientes com grande circulação de pessoas, sejam eles residenciais ou comerciais.


Nas paredes desta sala comercial, o porcelanato HD Cristallo Metalicca Corten HD.


Cerâmica Esmaltada

Os revestimentos cerâmicos são conhecidos pela sua durabilidade e praticidade. Sua superfície é esmaltada e pode ser lisa, acetinada ou brilhante, com relevo e rústica, oferecendo diversas possibilidades de uso em diferentes áreas.

A impressão HD valoriza ainda mais suas cores e design, oferecendo várias alternativas para decoração superficial da peça.


No piso, a cerâmica esmaltada HD Oregon Brown 34 x 34.


Monoporosa

Essa categoria de revestimento é especialmente desenvolvida para o uso em paredes, devido à sua absorção de água. Suas cores e relevos sutis são ideais para criar composições sofisticadas e delicadas na decoração dos ambientes.


Banheiro decorado com a cerâmica monoporosa América 32,5 x 66,5.


Cerâmica Ecoline

A linha de cerâmicas Ecoline é a grande novidade do grupo Elizabeth. É produzida em uma fábrica recém-inaugurada, com processo produtivo que não utiliza água nas etapas de fabricação.

Os produtos da linha são uma homenagem às riquezas naturais do Brasil, buscando inspirações em suas praias, florestas, rios, dunas e cidades históricas. As possibilidade de aplicação vão do revestimento de paredes até pisos para áreas externas.


No piso desta área externa, a nova cerâmica Ecoline Jericoacoara.


Pastilha

Com uma grande variedade de cores e apresentada em pequenos formatos, a linha cerâmica de pastilhas oferece aplicação rápida e fácil. Isso ocorre porque são entregues em pontos de cola em placas.

Suas formas minimalistas proporcionam uma beleza sem igual aos diversos tipos de ambientes nos quais podem ser aplicadas. Além de serem ideais para fachadas, também podem ser utilizadas em piscinas ou formar belos painéis decorativos.


Revestimento de fachada com as pastilhas cerâmicas Azul Noronha, Branco Capri e Cinza Fiji.


Patchwork

A linha de cerâmicas Patchwork é repleta de cores, texturas, desenhos geométricos e provençais. É capaz de transformar cozinhas, banheiros, áreas comerciais e painéis decorativos em verdadeiras obras de arte.


Balcão decorado com cerâmica Patchwork Arte 9 Beige e parede decorada com cerâmica Patchwork Brick Wall TA.


Agora que você já conhece a diferença entre porcelanato e cerâmica, assim como as várias categorias de cada um, que tal conhecer também os nossos produtos?


Ou, se preferir, faça o download de nosso catálogo clicando aqui.